terça-feira, 30 de novembro de 2010

Argaponis

      
Agapornis personatus (por vezes grafado Agapornis personata) é uma das nove espécies de agaponis, pequenas aves da família dos louros (Psittacidae). A espécie é nativa do nordeste da tanzânia e amplamente criada sob cativeiro como mascote.

Característica:

                                                                      


  O “inseparável mascarado” é um dos Agaponis mais pequenos, com um tamanho médio entre 12,5 e 15 cm. A sua principal característica é a cor negra ou marrom quase negro da cabeça, com cada olho rodeado de um anel branco, que o faz parecer estar mascarado. O bico é veremelho brilhante. O dorso é de um verde mais escuro que o ventre e nas asas tem plumas de voo negras. Tem o peito amarelo, que se continua no pescoço, incluindo a nuca. Machos e fêmeas têm idêntica aparência externa, mas os jovens têm cores mais pálidas.


Alimentação:




                                        
               Estes piriquitos exigem uma dieta variada, principalmente de sementes, fruta ou vegetais frescos. Não convem dar-lhes nada salgado, nem contendo cafeína ou chocolate. O abacate e algumas outras frutas dessa família são venenos para os papagaios em geral.


Reprodução:
                         
                                              


 No seu ambiente natural, os inseparáveis fazem normalmente o ninho num buraco de uma árvore, que forram com folhas e outros elementos vegetais. A postura consiste em quatro ou cinco ovos brancos, que a fêmea incuba por cerca de 20 dias, sendo alimentada pelo macho.                                  
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário