quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MACACOS

 MACACO PREGO


O termo macaco-prego é, atualmente, a designação genérica da antiga espécie de macacos Cebus apella. Suas várias subespécies são, hoje, consideradas espécies distintas.
Os macacos-prego vivem nas Américas (cerca de sessenta por cento deles vivem no Brasil)


ALIMENTAÇÃO


Alimentam-se de frutos, nozes, sementes, flores, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Podem viver em bandos de até cinquenta indivíduos. Os macacos-prego são considerados os primatas mais inteligentes das Américas. É o único primata neotropical que, frequentemente, utiliza ferramentas em ambiente natural. As ferramentas mais comuns são pedras utilizadas para quebra de frutos encapsulados (cocos). Também utilizam varetas para capturar larvas de insetos e mel de ocos de árvores e pedras para cavar o solo em busca de raízes comestíveis.


PREDADORES


Existem relatos de que são capturados por tipo de gavião chamado gavião - pega -macaco ou uiraçu-falso (Morphnus guianensis). Outros tipos de predadores são: cobras da família da JIBOIÁ, águias como a harpia e alguns felinos de porte maior que ele.


REPRODUÇÃO


 Ocorre uma vez ao ano, com uma única cria (gêmeos são raros), cujo período de gestação é de cerca de seis meses. Os adultos pesam entre 1,1 kg e 3,3 kg, enquanto que os filhotes têm peso de cerca de 260 gramas.




                                                MACACO ARANHA





macaco-aranha (Ateles geoffroyi) é um mamífero primata da Família Cebidae. É também conhecido por quatá ou coatá preto.
Seu nome é explicado pelo fato dessa espécie apresentar os membros mais longos que o comum. Ao se movimentar com grande agilidade pelos galhos das árvores, o macaco-aranha usa todos os membros e inclusive sua cauda preênsil, lembrando os movimentos das aranhas, com suas longas pernas andando por suas teias. Adulto, pode chegar a 65 cm de altura e 8 kg. Sua cauda pode chegar a medir 90 cm. Aliás, esta espécie de macaco usa a cauda como uma terceira mão da mesma forma os elefantes utilizam a tromba.


O macaco-aranha vive em grupo e habita em florestas tropicais chuvosas, como das Guianas e no Amazonas. São encontrados também nas florestas costeiras do México. Vivem no alto das árvores e raramente descem ao chão. Dormem de forma curiosa, em grupos de 2 ou 3, com as caudas entrelaçadas, prendendo-se uns aos outros. Durante o dia, o grupo percorre algumas rotas dentro da área que dominam, sendo que à noite costumam a retornar para dormir sempre na mesma árvore. O tamanho do grupo em que vivem depende da oferta de alimento da área onde vivem.
Sua dieta é variada, composta por frutos, sementes, brotos, Nozes, flores, ovos, aranhas e vários tipos de insetos.
A reprodução da espécie pode ocorrer em qualquer época do ano. A gestação dura entre 226 e 232 dias. Ao nascer, o filhote (só nasce um por gestação) pesa 340 g e tem pêlos castanhos. Por 4 meses, vive agarrado somente a barriga da mãe, sendo que após esse período, pendura-se nas costas. Dependerá dos cuidados da fêmea até os 10 meses de idade. A maturidade sexual da fêmea ocorre por volta dos 4 anos, enquanto os machos se tornam férteis aos 5 anos de idade. É difícil distinguir o sexo dessa espécie, pois a fêmea do macaco-aranha têm o clitóris maior do que o comum, o que o torna semelhante ao pênis dos machos.

- Caçando para o consumo de sua carne, muito apreciada.
O mais comum predador natural dessa espécie é a onça-pintada. Em segundo lugar está o homem, que prejudica essa espécie de formas direta e indireta:
- Capturando os filhotes para vender – TRAFICO DE ANIMAIS
- Desmatando a Amazônia, seu habitat natural.
Os caçadores se aproveitam do fato dos macacos-prego dormirem sempre próximos uns aos outros, e costumam a dizimar bandos inteiros de uma só vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário