terça-feira, 30 de novembro de 2010

jandaia

                                        
  Nome popular: Jandaia
Nome científico: Aratinga solstitialis
Quanto mede: 31 centímetros
Hábitat: Mata primária e secundária
Onde vive: Das Guianas a Roraima e Pará
O que come: Sementes, coquinhos, gosta de caju.
Filhotes: Dois ou mais ovos, choca 26 dias.
Depois de muitas tentativas para descobrir o ninho ideal, de madeira, forrado de serragem, o alimento perfeito, porque nessa espécie os pais regurgitam comida semidigerida para os filhotes, alguns criadores conseguiram reproduzir a jandaia em cativeiro, e assim ela poderá ser mais bem estudada. Na natureza, a ave cava o ninho nos cupinzeiros, dentro dos quais forma uma pequena caverna.
Os ornitólogos discutem se há três subespécies ou espécies de jandaias, porque no Amazonas vive a jandaia-amarela, que só tem penas verde-azuladas nas asas e na cauda, enquanto no Maranhão, Pernambuco e Goiás vive a jandaia-verdadeira, quase toda verde, com a cabeça e o ventre laranja, porém em Minas Gerais se encontra a jandaia-de-testa-vermelha, verde-escura, só com parte da cabeça e barriga marcadas por vermelho.
Espécie ou subespécie, o fato é que essa ave é tão bonita e cobiçada que data de 1614 uma pintura que está em Nuremberg, na Alemanha, mostrando a jandaia, já então conhecida na Europa.
Embora aprecie sementes, a jandaia come a polpa do caju que leva à toca com a pata esquerda, porque a maioria das aves é canhota e de vez em quando ataca as roças atrás de milho verde, mas já há tão poucas jandaias que o prejuízo não é grande.
Fonte: www.jperegrino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário