O corpo do besouro rinoceronte destaca, principalmente, pleo seu grande tamanho (ainda que haja uma variedade enorme entre as diversas espécies) e também pelo tamanho dos "chifres" que apresentam os machos tanto na cabeça quanto no tórax. As fêmeas não possuem chifres e são bem menos vistosas que os machos, além de possuírem tamanho bem menos que o dos machos.
Esses insetos possuem um chifre cefálico (na cabeça) e um toráxico (que surge a partir do tórax). Esse segundo tipo de chifre pode um tamanho quase desproporcional em espécies como o besouro Hércules.
(fonte: insecta2010.blogspot.com)
Besouro Hércules
Esses animais são seres quase sempre pacíficos. Os bersouros só podem se reproduzir na fase adulta do seu desenvolvimento, e é então quando toda a sua lentião e tranquilidade se transformam em agressividade. Quando os machos detectam os feromônios liberados por uma fêmea receptiva, se dirigem para o lugar onde ela se encontra, e assim, costumam se reunir vários deles. Os galãs dotados com poderosas armas em forma de chifre, se atracam em brigas violentas pela preferência da fêmea. A luta consiste em agarrar o inimigo e jogá-lo o mais longe possível do lugar no qual se encontra a fêmea.
Alimentação:
As larvasdo besouro comem grande quantidade de matéria orgânica em decomposição. Os adultos também se alimentam de néctar, seiva ou frutos maduros.
Seus principais inimigos:
Mamíferos: Mamíferos carnóvoros como alguns roedores devoram principalmente as larvas dos besouros rinoceronte.
Aves: Principalmente pica-paus se alimentam das larvas.
Homem: as larvas de muitos desses besouros constituem comida habitual para aqueles que vivem em locais onde esse inseto é abundante.
No entanto, são poucos os que se atrevem a se alimentar do animal adulto; apenas algumas aves grandes e alguns mamíferos.
Grande força:
São considerados os animais mais fortes do muno, pois podem suportar sobre suas costas um peso até 850 vezes superior ao peso de seu prórpio corpo.
Localização:
Besouro Hércules (Dynastes hercules): bosques tropicais da américa central e do Sul. Alcançam 17 cm de comprimento.
Besouro Rinoceronte Europeu (Oryctes nasicornis): zonas de bosque de carvalho e faias do continente europeu. Não costumas superar os 4 cm.
Besouro Rinoceronte Japonês (Allomyrina dichotomus): norte da Ásia e Japão. Superam 7 cm de comprimento.
Besouro Atlas (Chalcosoma atlas): sul da Ásia. Supera os 11 cm.
Besouro Unicórnio (Xylotrupes gideon): Sudeste Asiático e Austrália. Também pode ser encontrado na oceania. Não ultrapassa 6 cm.
(fonte: beetlespace.wz.cz)
Besouro Rinoceronte Japonês
(fonte: beetlespace.wz.cz)
Besouro Atlas
http://taibioideias.blogspot.com/2010/11/o-corpo-do-besouro-rinoceronte-destaca.html
ResponderExcluir